sábado, 27 de fevereiro de 2010

Apostila de Informatica

http://www.sendspace.com/file/2hfgar

ATLAS DO CORPO HUMANO - DEFESA E REPARO

Assistiu as aulas de doenças infecto parasitárias, entendeu mais ou menos ou não conseguiu imaginar o que seja? Não se preocupe. Nós vamos te ajudar.
Aqui temos um documentário produzido pelo Atlas do Corpo Humano que vai basicamente viajar nas defesas imunologicas, mostrar umas curiosidades etc. O importante é que você visualize e venha a compreender um pouco o funcionamento.

ATLAS DO CORPO HUMANO - DEFESA E REPARO 01/03

http://www.youtube.com/watch?v=LMuUxXZUIBw&feature=related

ATLAS DO CORPO HUMANO - DEFESA E REPARO 01/02

http://www.youtube.com/watch?v=6OR4aWxepUc&feature=related

ATLAS DO CORPO HUMANO - DEFESA E REPARO 01/03

http://www.youtube.com/watch?v=cjvMH9dw-5Q&feature=related


créditos: http://www.youtube.com/user/Lucelesa

Governo divulga calendário de vacinação contra a gripe suína

25/02/2010 - 12:49 - Atualizado em 25/02/2010 - 12:56

Campanha começa no próximo dia 8 de março. Ministério anunciou a inclusão de uma nova faixa etária a ser vacinada, de 30 a 39 anos

REDAÇÃO ÉPOCA

O ministério da Saúde anunciou na manhã desta quinta-feira (25) o calendário de vacinação contra a gripe suína (influenza A (H1N1)). A campanha começa no próximo dia 8 de março e, primeiramente, vai imunizar profissionais de saúde e indígenas.

Depois do primeiro grupo, será a vez das gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos (22 de março a 2 de abril). Jovens de 20 a 29 anos e idosos com doenças crônicas também serão vacinados (confira o calendário completo no fim da reportagem).

Ao divulgar o calendário, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou a ampliação do público-alvo a ser imunizado. Adultos saudáveis de 30 a 39 anos também receberão a dose da vacina contra a gripe suína. Segundo o ministro, a medida foi tomada considerando o grupo com maior número de hospitalizações e mortes, além dos que já haviam sido priorizados.

De acordo com o Ministério, a ampliação do público-alvo a ser imunizado antes do início do próximo inverno, em junho, representa um aumento de 30 milhões de doses da vacina, totalizando 113 milhões. Para a compra das novas doses, o governo liberou R$ 300 milhões por meio de uma medida provisória.

A expectativa do governo é imunizar 91 milhões de pessoas contra a doença. Parte das 113 milhões de doses compradas será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno no país. “Vamos ter estoque estratégico, monitorando o que vai acontecer durante o processo para tomar outras medidas”, disse Temporão.

A logística de aplicação das vacinas, incluindo locais e horários, é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Saúde. Serão 36 mil pontos de vacinação espalhados pelo país.

Profissionais de saúde e indígenas 8 de março a 19 de março
Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos 22 de março a 2 de abril
Jovens de 20 a 29 anos 5 de abril a 23 de abril
Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas 24 de abril a 7 de maio
Adultos de 30 a 39 anos 10 de maio a 21 de maio

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI123854-15257,00-GOVERNO+DIVULGA+CALENDARIO+DE+VACINACAO+CONTRA+A+GRIPE+SUINA.html

Casos de dengue dobram no Brasil em 2010

26/02/2010 - 18:35 - Atualizado em 26/02/2010 - 18:35

Coordenador do MS Giovanini Coelho divulgou os resultados na sexta-feira (26). Casos aumentaram 109% nas primeiras seis semanas do ano.

REDAÇÃO ÉPOCA

Os casos de dengue no Brasil registrados nas primeiras seis semanas de 2010 cresceram 109% em relação ao mesmo período de 2009, segundo informou nesta sexta-feira (26) o Ministério da Saúde. Foram registrados 108,64 mil casos, contra 51,87 mil no ano passado.


Fábio Rodrigues Pozzebom
TRANSMISSÃO
Giovanini Coelho diz que aumento nas chuvas e na temperatura podem ter causado a elevação no número de casos


O coordenador-geral do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, disse que o aumento do volume de chuvas e as altas temperaturas registradas podem ser as causas do aumento das transmissões.

Outro fator que pode ter levado à elevação do número de casos é a volta de um sorotipo viral, o "DEN-1". Esse vírus não circulava desde a década de 1990, mas voltou a predominar em alguns estados no final de 2009. “Há um contingente muito grande de pessoas que não estão imunizadas contra esse sorotipo, em especial crianças e adolescentes”, disse Giovanini Coelho.

Apesar do aumento no número de casos, o número de mortes causadas pela doença caiu. Até o dia 13 de fevereiro, foram registradas 21 mortes, contra 31 no mesmo período de 2009. Esse número ainda pode variar, já que todos os óbitos por suspeita de dengue são submetidos a investigação laboratorial, segundo informe do Ministério de Saúde.

71% dos casos estão concentrados em cinco Estados brasileiros: Rondônia, Mato Grosso do Sul, Acre, Mato Grosso e Goiás. Esses estados registraram índices que vão de 432,2 a 891,7 casos por 100 mil habitantes. O Ministério da Saúde considera altos os índices superiores a 300 casos por 100 mil habitantes.

O governo afirmou que os Estados que registram maior incidência de dengue já receberam visitas de técnicos, equipamentos e inseticidas para o combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.


http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI124203-15257,00-CASOS+DE+DENGUE+DOBRAM+NO+BRASIL+EM.html

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

É Enfermo (infirmus) aquele que perdeu a força, a firmeza.
É Enfermeiro aquele que ajuda a recuperá-la...”

(Fonte : http://www.infirmus.blogspot.com/ )

Sou Enfermeiro e isso acima de tudo é uma filosofia de vida, em que se compila todo o conhecimento adquirido ao longo do Curso, ao longo das experiências de vida, ao longo da ciência...

Não se pense que um Enfermeiro, é um profissional, economicamente RICO, será porventura rico em sentimentos, experiências e sonhos! Sonhos a mais, que se tornam curtos no tempo para planear cuidados, para conversar e Ouvir, para se sentar e Chorar.

Vive-se na era dos números, combate-se a qualidade com os números, reduz-se aos Enfermeiros e espera-se níveis de qualidade. Num internamento coexistem e trabalham muito bem em equipa, Enfermeiros e Médicos, falo dos Primeiros, pois estatisticamente estão mais tempo no Serviço, passam mais tempo com o doente e afinal de contas, só posso descrever algo que conheço.

Perante as estatísticas, o que distingue estes Profissionais? São Enfermeiros, pedem-lhes conselhos, opiniões, que muitas vezes não pedem a outro profissional, estão mais disponíveis, estão presentes, Sentam-se e Ouvem, transmitem a informação a outros Profissionais. Mas como definir o que os números, não alcançam???

São Enfermeiros, estão Cansados, tão cansado às vezes…. Percorrem caminhos de Acumulação de Cargos, quer Familiares, quer profissionais, funcionam a dobrar, dobram os empregos, falta o conforto económico, falta o apoio… São Humanos e quer-se sempre mais, acabam-se os Curso e actualmente acumula-se não o Emprego, mas o Desemprego…

São Enfermeiros e não conseguem quantificar a um Gestor, a força de um toque, uma palavra amiga, um Ensino (…) isso não se Regista é inato à Profissão. Ser Enfermeiro é … Entender a pessoa, com todas as virtudes e defeitos, respeitando o próximo, dando uso a todas as teorias de Psicológicas, Humanistas e Cientificas aprendidas no Curso e fora dele.
Sou Enfermeiro e aprendo, todos os dias na minha profissão, não me roubem o tempo, não me destruam a carreira para dar ênfase aos NUMEROS.

Introdução á Informática

Perguntas de Informática
  1. O que é Informática ?
  2. Defina o que é Sistema Computacional?
  3. O que é Hardware e Software, qual a diferença entre eles? Dê exemplos.
  4. O que é um Computador ?
  5. O que é Informação?
  6. O que são Dados ?
  7. O que é memória secundária e principal , qual a diferença entre elas ? Dê exemplos.
  8. O que é instrução?
  9. O que é Processador e qual a sua função ?
  10. Defina o que é Processador de Dados e dê exemplos.
  11. O que é Firmware?
  12. O que é Peopleware?

Quadrantes

Para tornar mais fácil a localização dos órgãos na grande cavidade abdominopélvica, os anatomistas dividiram a cavidade abdominopélvica em nove regiões, sendo definidas da seguinte forma:


Região
Abdominopélvica
Superior

Região
Abdominopélvica Média

Região
Abdominopélvica Inferior

No nível da nona costela

Entre as nonas costelas e os
ossos do quadril

No nível superior aos
ossos do quadril

Região Hipocondríaca Direita
Região Epigástrica
Região Hipocondríaca Esquerda

Região Lateral Direita
Região Umbilical
Região Lateral Esquerda

Região Inguinal Direita
Região Púbica (Hipogástrica)
Região Inguinal Esquerda



Outro modo mais simples de dividir a cavidade abdominopélvica é em Quatro Quadrantes.

Esse método é freqüentemente utilizado para localizar uma dor ou descrever a localização de um tumor. Os planos sagital, mediano e transversal passam através do umbigo e dividem a região abdominopélvica nos quatro quadrantes seguinte:
es:


Níveis de Organização do Corpo Humano

Definição de Anatomia e Fisiologia
Para entender as estruturas e as funções do corpo humano, estudaremos as ciências da Anatomia e da Fisiologia. A anatomia (anatome = cortar em partes, cortar separando) refere-se ao estudo da estrutura e das relações entre estas estruturas. A fisiologia (physis + lógos + ia) lida com as funções das partes do corpo, isto é, como elas trabalham. A função nunca pode ser separada completamente da estrutura, por isso o corpo humano é estudado pela anatomia e a fisiologia em conjunto. Você verá como cada estrutura do corpo está designada para desempenhar uma função específica, e como a estrutura de uma parte, muitas vezes, determina sua função. Por exemplo, os pêlos que revestem o nariz filtram o ar que inspiramos. Os ossos do crânio estão unidos firmemente para proteger o encéfalo. Os ossos dos dedos, em contraste, estão unidos mais frouxamente para permitir vários tipos de movimento.

Níveis de Organização Estrutural

Objetivo: Descrever os níveis de organização estrutural que compõem o corpo humano.
O corpo humano consiste de vários níveis de organização estrutural que estão associados entre si.
Níveis de Organização

O nível químico inclui todas as substâncias químicas necessárias para manter a vida.
As substâncias químicas são constituídas de átomos, a menor unidade de matéria, e alguns deles, como o carbono (C), o hidrogênio (H), o oxigênio (O), o nitrogênio (N), o cálcio (Ca), o potássio (K) e o sódio (Na) são essenciais para a manutenção da vida. Os átomos combinam-se para formar moléculas; dois ou mais átomos unidos. Exemplos familiares de moléculas são as proteínas, os carboidratos, as gorduras e as vitaminas.
As moléculas, por sua vez, combinam-se para formar o próximo nível de organização: o nível celular. As células são as unidades estruturais e funcionais básicas de um organismo. Entre os muitos tipos de células existentes em seu corpo estão as células musculares, nervosas e sangüíneas. A Figura acima mostra quatro tipos diferentes de células de revestimento do estômago. Cada uma tem uma estrutura diferente e cada uma desenvolve uma função diferente.
O terceiro nível de organização é o nível tecidual. Os tecidos são grupos de células semelhantes que, juntas, realizam uma função particular. Os quatro tipos básicos de tecido são tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. As células na Figura acima formam um tecido epitelial que reveste o estômago. Cada célula tem sua função específica na digestão.
Quando diferentes tipos de tecidos estão unidos, eles formam o próximo nível de organização: o nível orgânico. Os Órgãos são compostos de dois ou mais tecidos diferentes, têm funções específicas e geralmente apresentam uma forma reconhecível. Exemplos de órgãos são o coração, o fígado, os pulmões, o cérebro e o estômago. A Figura acima mostra os vários tecidos que constituem o estômago. A túnica serosa é uma camada de tecido conjuntivo e tecido epitelial, estando localizada na superfície externa do estômago, que o protege e reduz o atrito quando o estômago se move e roça em outros órgãos vizinhos. As camadas de tecido muscular do estômago estão localizadas abaixo da túnica serosa e contraem-se para misturar o bolo alimentar e transportá-la para o próximo órgão digestório (intestino delgado). A camada de tecido epitelial que reveste o estômago produz muco, ácido e enzimas que auxiliam na digestão.
O quinto nível de organização é o nível sistêmico. Um sistema consiste de órgãos relacionados que desempenham uma função comum. O sistema digestório, que funciona na digestão e na absorção dos alimentos, é composto pelos seguintes órgãos: boca, glândulas salivares, faringe (garganta), esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, vesícula biliar e pâncreas.
O mais alto nível de organização é o nível de organismo.Todos os sistemas do corpo funcionando como um todo compõem o organismo - um indivíduo vivo.

Posição Anatômica

Na anatomia, existe uma convenção universal de que as descrições do corpo humano assumem que o corpo esteja em uma posição específica, chamada de posição anatômica. Na posição anatômica, o indivíduo está de pé, ereto, de frente para o observador, com os membros superiores (extremidades) posicionados lateralmente, as palmas das mãos voltadas para a frente e os pés apoiados no chão (Figura). Os nomes comuns e os termos anatômicos de várias regiões do corpo são também apresentados na Figura abaixo.

Posição Anatômica - Anterior


Resposta-O indivíduo de pé, ereto, de frente ao observador, os pés estão apoiados no chão, os membros superiores situados lateralmente com as palmas das mãos voltadas para a frente.

Posição Anatômica - Posterior


Cavidades do Corpo

Os espaços dentro do corpo que contêm os órgãos internos são chamados de cavidades do corpo. As cavidades ajudam a proteger, isolar e sustentar os órgãos internos. A Figura abaixo mostra as duas principais cavidades do corpo: dorsal e ventral.

Fig1

Cavidades do Corpo

A cavidade dorsal do corpo está localizada próxima à superfície posterior ou dorsal do corpo. Ela é composta por uma cavidade craniana, que é formada pelos ossos cranianos e contém o encéfalo e suas membranas (chamadas de meninges), e por um canal vertebral que é formado pelas vértebras (ossos individuais) da coluna vertebral e contém a medula espinhal e suas membranas (também chamadas de meninges), bem como o começo (raízes) dos nervos espinhais.
A cavidade ventral do corpo está localizada na porção anterior ou ventral (frontal) do corpo e contém órgãos coletivamente chamados de vísceras. Como a cavidade dorsal, a cavidade ventral do corpo apresenta duas subdivisões principais - uma porção superior, chamada de cavidade torácica, e uma porção inferior, chamada de cavidade abdominopélvica. O diafragma (diaphragma = partição ou parede), uma camada muscular em forma de domo e importante músculo da respiração, divide a cavidade ventral do corpo em cavidades torácica e abdominopélvica.
A cavidade torácica contém duas cavidades pleurais em torno de cada pulmão, e a cavidade pericárdica (peri = em volta; cardi = coração), espaço em torno do coração (Figura abaixo).

Fig2


O Mediastino (medias = meio; stare = parar, estar), na cavidade torácica, contém uma massa de tecidos entre os pulmões que se estende do osso esterno à coluna vertebral (Figura acima). O mediastino inclui todas as estruturas na cavidade torácica, exceto
os próprios pulmões. Entre as estruturas localizadas no mediastino estão o coração, o timo, o esôfago, a traquéia e muitos grandes vasos sangUíneos, como a aorta.
A cavidade abdominopélvica, como o nome sugere, está dividida em duas porções, embora nenhuma estrutura específica as separem (veja a Figura 2).

A porção superior, a cavidade abdominal, contém o estômago, o baço, o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas, o intestino delgado e a maior parte do intestino grosso.
A porção inferior, a cavidade pélvica, contém a bexiga urinária, porções do intestino grosso e os órgãos genitais internos. A cavidade pélvica está localizada entre dois planos imaginários, que estão indicados pelas linhas tracejadas da Figura 1.a.

Um resumo das cavidades do corpo é apresentado no Quadro 1.3, abaixo.

Resumo das cavidades do corpo


Processo de iniciação do nosso Blog...

Turma 712 do curso Enfermagem, 1º módulo na Faetec de Quintino.. Está pronto!
Nosso blog que contará com as atualizações diárias, como: Conteúdo dado em sala, Trabalhos, Eventos, Dúvidas, Sugestões, Indicações (filmes, músicas, seriados etc), Notícias, enfim.. tudo para o nosso maior aprendizado nessa empreitada de futuro sucesso na área da Enfermagem. Nosso objetivo é lhe manter informado, pode ter certeza disso, nós manteremos.
O blog será administrado pelas representantes de turma: Juliana Domingos e Natasha Dantas. Porém, nós estamos dando esse empurrãozinho apenas, pois o blog em si é da turma, como um todo. Então estamos sujeitas a mudanças constantemente, porque estamos aqui aceitando qualquer tipo de sugestão visada na democracia, consequentemente, tudo aqui que não estiver satisfazendo a algum membro da turma, será votado e conversado em sala na presença de todos. É importante novamente estar ressaltando que o blog é da turma, como um todo e trabalharemos em grupo constantemente, debatendo e solucionando todo o tipo de eventualidade para o nosso maior sucesso. A 712 promete, pode ter certeza.

Está feito nosso blog.

postagem por: Natasha Dantas